Image for post
Image for post
Os desenhistas e ilustradores Eduardo de Amorim Nunes e Cristina Carnelós criaram a obra JOKER PAULISTANO, inspirada em um “famoso” político brasileiro. (fonte: http://somentecoisaslegais.com.br/)

“WHY SO SERIOUS, SON?”

“Vocês não passam de idiotas”

A falta de caráter é a Maior Qualidade de Um Politico na Democracia Representativa

Image for post
Image for post
http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/66215/Acordo-PT-Maluf-uniu-tr%C3%AAs-revistas-Todas-contra.htm

Muito se reclama que da falta de caráter dos políticos, mas não ter caráter é condição básica para ser um político. E não estou jogando com as palavras.

Um representante politico não tem o direito de fazer senão aquilo que é a vontade do povo. E como povo é uma ficção, pois, o que temos é o interesse difuso de diversos grupos e indivíduo- tantos quanto as vontades de cada pessoa- temos em verdade um triste figura que pratica a arte teatral de representar, ao gosto da opinião pública- que não é a sociedade, não é o povo, nem a impossível somatória de suas doxas.

E isso pouco importa. Eles estão pouco se lixando para a moral. O político é um ser amoral por natureza, que por não ter nenhum caráter, assume o papel que quiser; ou melhor, que melhor convier; vende-se a qualquer interesse não importa suas contradições, a embalagem pode ser a da moralidade, mas dentro o produto não é apenas adulterado, ele é podre. Ele, é absolutamente qualquer coisa que quem pagar pela campanha quiser que ele seja. Um coringa, um Joker. Uma piada mortal. Não ter caráter é a premissa para ser politico profissional.

Image for post
Image for post
O asno “Ninguém”

“Vocês estão sendo enganados! Foi dito que a Câmara dos deputados, composta por imbecis e ladrões, não representa a maioria dos votantes. Isso é falso! Pelo contrário, uma Câmara formada por deputados que são idiotas e ladrões representa perfeitamente os eleitores que vocês são. Não protestem; uma nação têm os líderes que merece!”

— Zo d’Axa, Vocês não passam de idiotas

Por favor, não fiquem ofendidos com ele, nem comigo; deixemos de nos enganar e de duas uma:

Ou vamos nos filiar todos a partidos políticos, Ou enfim vamos nos levantar e tomar de volta a democracia e o congresso desta nação que é nossa.

Sim o parlamento é um teatro e eles são só atores, mas a peça é nossa, a direção é nossa e sobretudo quem deve escrever o roteiro a partir de hoje somos nós, juntos. Eles que continuem atuando, mas para nós os autores da constituição e seu publico pagante e não mais para os seus patrocinadores.

Que seja uma encenação mas de arte, sem comerciais e horário politico. Porque preciso de atores com caráter para representar minhas decisões, e não capataz do poder com mandato para tomar minhas decisões por mim e de mim.

Se soubesse que a democracia representativa era isso preferia ter feito do meu carteiro meu rei, antes de ter assinado o contrato social. A proposito… quando foi mesmo que foi mesmo que assinei esse contrato prestação de serviços sociais com essa res pública?

Governe-se.

Image for post
Image for post
Zo d’Axa na Wikipedia, vale a pena redescobrir o cara

Artigo originalmente publicado no site governe-se.com em 2013. E está disponível no livro :

Written by

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store