Um dia triste para toda sociedade civil

A Suprema Corte de Bangladesh ratificou a expulsão do Prêmio Nobel da Paz 2006, Muhammad Yunus, do banco que ele próprio criou.

Considerado o pai do microcrédito, Yunus começou a emprestar dinheiro para os pobres do seu próprio bolso na aldeia de Jobra, experiência que resultou no Grammen Bank, um dos maiores paradigmas da economia solidária do século XXI.

Sem sequer levar em consideração a torpeza do motivo, ou melhor a desculpa para sua expulsão- Yunus estaria velho demais para participar daquilo que criou. O fato é que o Grammen começou a incomodar um governo, que pelo que vimos nas ruas de Daca, não está nem um pouco interessado no fim da pobreza.

E o Grammen não incomoda apenas como microcrédito. O Grammen Phone é unanimidade em Daca quanto ao desenvolvimento de Bangladesh, aliás- vale a pena a comparação: o minuto da ligação pelo Grammen Phone é de R$0,01 enquanto a ligação de uma das operadoras do Brasil é de R$0,65.

Infelizmente isso é algo que não surpreende para quem conhece a história do associativismo e da sociedade civil,pois tal forma de proceder não é nova. O Estado que não realiza, muitas vezes simplesmente não titubeia em tomar, monopolizar e redistribuir para a “iniciativa” privada aquilo que um dia foi fruto do empreendedorismo social e do apoio mútuo da sociedade civil.

Algo que os pequenos bancos comunitários no Brasil, que estão apenas na primeira infância, não podem deixar de refletir e repercutir: é este o futuro do microcrédito? Cair nas mãos de uma burocracia ineficiente e corporativa como o que aconteceu no passado com as caixas econômicas, mutualidades ou até mesmo as “somente” cooptadas associações de trabalhadores.

Não podemos assistir passivamente a este processo. Não deixemos que a história se repita. E que um exemplo para toda a sociedade civil, seja roubado e destruído.

Envie uma nota de repúdio à decisão contra Yunus, a sociedade civil e o futuro das microfinanças.

Email do Grammen: grameen.bank@grameen.net

Email do site da primeira ministra (e pivô da expulsão): info@sheikhhasina.com

http://www.sheikhhasina.com/add_message.php

Originally published at mvbrancaglione.blogspot.com.br.

Written by

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store