Image for post
Image for post
http://observador.pt/2015/09/21/espanha-suspenso-espera-das-eleicoes-na-catalunha/

Já sabia que terrorismo de estado não era um privilégio aqui das Américas em geral, mas feito de forma tão tosca é quase bolivariano. Depois da Inglaterra no plebiscito da Escócia, agora é a Espanha que usa dos argumentos mais baixos e patéticos para impedir que o povo da Catalunha decida se quer ou não continuar pertencendo a Espanha.

Veja não é uma questão se você concorda ou discorda, mas de que tem o direito de decidir, e de decidir sem ameaças veladas ou explícitas.

Veja a matéria: http://observador.pt/2015/09/21/espanha-suspenso-espera-das-eleicoes-na-catalunha/

Pois é, eles apelaram; da expulsão do euro até o confisco bancário, passando por ridículas ameaça futebolísticas (as que melhor funcionam pelo menos por aqui). Tenho acompanhado quieto porque acho “sapo de fora não chia”, e por em meu país tem coisa bem mais absurda, mas aí já é demais. Não deu.

Torço que as pessoas da Catalunha não deixem uma decisão tão importante quanto sua independência ser levada por esse tipo de argumento. Acho que até quem era contra a emancipação fica com vontade de votar a favor só para não parecer tão covarde quanto a baixeza deste tipo de argumento sugere.

Por isso, minha solidariedade ao povo catalão que já foi impedido de realizar formalmente sue plebiscito e ainda prossegue. Sua Luta é inspiradora. Meu apoio a sua independência. E falo isso não apenas como libertário mas como brasileiro que sabe que o o Brasil um dia também já pertenceu a casa de Espanha; e por acaso também descendente de madrilenhos.

Meus votos então para que os catalães sejam tão independentes quanto o for a vontade de seu povo, e tão unidos a Espanha quanto o consenso de todos os povos que compõe o seu pais. E que um dia no Brasil não sejamos diferentes, e (porque não?) na América Latina.

Enquanto isso por favor, que as autoridades do governo central espanhol parem de usar de subterfúgios deste tipo. Deixem para as ditaduras da america latina não? Afinal quem já chamou a responsabilidade para julgar ditadores daqui como Pinochet é melhor dar o bom exemplo no respeito aos princípios universais da justiça internacional.Ca

Written by

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store