Teori: Acidente ou Assassinato?

Qual a diferença entre teorias conspiratórias, duvidas razoáveis e pressuposições idiotas?

Acidente ou assassinato? Por enquanto o que de dado como certeza absoluta é que o avião caiu e que Teori o relator da Lava-Jato, está morto naquele curioso momento em que estatisticamente a expectativa de vida de testemunha, juizes e até promotores chaves costumam ter sua estatisticamente sua expectativa de vida em relação ao resto da população exatamente com as mesmas características.Isso permite inferir com certeza que ele foi assassinato? Não. Ele permite inferir com a duvida mais do que razoável que pode sim não ter sido um simples acidente. Teori fazia parte de uma pessoa dentro de um grupo de risco, não apenas daqueles que sofrem ameaças, mas neste momento daquelas que infelizmente sofrer atentados contra sua vida.

Não vou entrar nos pormenores e suspeitas que já estão sendo levantados, que fazem parte especifica ao caso. Porque meu interesse aqui não é especular ou provar se ele foi ou não assassinado, mas demostrar novamente como a disseminação de pressuposições idiotas não necessariamente estão do lado das pessoas que suspeitam quando tem razões mais do que razoáveis para suspeitar e exigir sim investigações. Mas sim dos outro lado, aqueles que se apressam em concluir, em classificar automaticamente como acidente, aquilo que somente uma pericia e investigação séria poderia concluir. De fato extremamente estupido para não dizer suspeito neste momento é a pressa em classificar como acidente o que precisa ser investigado. E mais suspeito ou idiota ou idiotizante adianta classificar como teoria conspiratória qualquer suspeita que se manifeste sobre um caso que é natural e evidentemente suspeitíssimo.

Podemos com razoabilidade imputar como teoria conspiratória ou paranóia do levantador amador de hipóteses qualquer teoria que por exemplo afirma-se que o juiz foi morto por exemplo: “por militares para que não queriam que ele divulgasse a existência do ET de Varginha”. Isso sim seria uma senhora teoria conspiratória, não por causa da temática clássica, mas pelo simples fato que mesmo que aliens existissem…o que os coitados dos ETs teriam haver com a porra da morte do juiz da Lava-Jato no STF???Estariam eles na delação da Odebrecht? Para serem suspeitos?

Pressuposições idiotas podem ser tanto paranoicas quando corno-conformistas. Logo há o idiota paranoico que vê chifres em cabeças de cavalo, e o outro idiota do me engana-que-eu-gosto que só little poneys até em bois de crifres cerrados. De fato a idiotia está no ver o que se quer ver, mesmo quando todos os indícios apontam para o contrário. Porém essa idiotia começa a passar dos limites quando essas conclusões precipitadas sejam de que é ou não é acidente parecem querem desqualificar não só todo dúvida razoável, mas evitar ao máximo o que as tais suspeitas justificadas demandam: UMA INVESTIGAÇÃO INDEPENDENTE, isto é, de gente que como não só não pressupõe ocorrido como crime, nem o contrário, pressupõe o ocorrido como acidente tendendo provar essa ou aquela tesa, e ignorando de antemão as evidencias que poderiam provar ou desqualificar todas as hipóteses plausíveis inclusive as ditas conspiratórias.

Enfim tão idiota quando pressupor paranomicamente o improvável quando não há sequer duvidas razoáveis para fazê-lo é fazer questão de ignorar e desqualificar a investigação do possível quando é até público e notória as suspeitas e até os prováveis suspeitos.

Porém, pior ainda do que isso, é quando essa pressuposições saem da mera estupides e começam a enveredar elas mesmas pela mais do que razoável suspeita de desonestidade intelectual. Isto é quando aqueles que vende os argumentos que tentam desqualificar as suspeitas e investigações podem estar envolvidos ou por força da responsabilidade profissão deveriam ter a postura oposta, a investigativa. Neste caso podemos estar perante aquele outro caso grave de idiotia, a do capacho de idiocrata, o esperto que se acha mais esperto e culto que todo mundo, ou o que é a mesma coisa pensa que todo mundo é mais ignorante e idiota que ele. Bem, para o investigador com bom faro, isso pode até ser uma boa pista, porque dependendo dos grupos que ele trabalhe ou os financie pode ser possível chegar a quem estaria interessado em desqualificar as investigações ou até mesmo acobertar a um eventual crime.

Ou simplesmente não chegar a lugar nenhum. Eis porque, a conspiração e a teoria da conspiração trabalham vendendo a mesmo lixo: suposições no lugar do que as pessoas estão exigindo: investigação rápida. E claro mais agilidade e transparência nessas delações até para que acabar de vez com as especulações infundadas. Afinal não é preciso ser nenhum Sherlock para saber que não há crime sem motivos.

E que motivos teriam os prováveis suspeitos para cometer esse crime? Que haveria nessas delações que poderiam levantar ainda mais suspeitas sobre o (in)próvavel acidente?

Ora elementar meu caro Watson. Aqui é o Brasil e foi acidente. Se não foi o culpado e o mordomo, e adivinhe qual é era a cutiz do meliante? Preto é claro.

Aliás…

diga-se de passagem, esse artigo é absolutamente ridículo, parece até que tudo no Brasil, não seja feito esporrado, e a única coisa que seja absolutamente séria, rigoroso seja a nossa lógica burocrática-desumana e imbecilizante do absurdo.

A único que vai ter que provar com 3 carimbos do nosso senhor jesus cristo do Caralho-a-Quatro que era deficiente, para se livrar da prestimosa, rigorosíssima e instantânea justiça de que não era um farsante. É o deficiente. Afinal de conta somos todos inocentes e dignos de fidedignidade até que se prove o contrário, com um carimbo dado por um estado composto de criminosos suspeitos até de assassinato em nossa testa. E o Brasil não é um caso de revolução. Não, não é.

E ele ainda é um cara de sorte… porque tem gente que tem o azar de sofrer acidentes bem piores no Brasil, o pais que não está em guerra, nunca jamais, nem quando as forças armadas já estão nas ruas. Forças armadas? Onde? Quem? Quando? Só pode ser teoria conspiratória da internet… deve ser algum desfile…vou assistir o jornal nacional… não pensando melhor vou ler uma revista, cade a minha Veja… Isso sim é jornalismo investigativo de primeira….

Image for post
Image for post

Sem esse mundo cão cheio de teorias conspiratórias…

Written by

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store