Sorte, Fortuna e Virtú: trocando uma ideia com Maquiavel e os maquiavélicos

Enquanto isso…

“Segundo o secretário de Segurança Pública, Caio Bezerra, está sendo investigado se os ataques têm relação com a crise no sistema penitenciário do estado.”

Claro que não tem. É pura coincidência. Mais uma trapaça da sorte… ou se preferir dos trapaceiros da sorte do Brasil. Esses homens de grande virtu e fortuna e sem nenhuma virtude ou moralidade que venha os atrapalhar na busca do seu destino e fortuna.

Homens que seguem a risca os ensinamentos de “o Príncipe” espancando a sorte até dobrá-la a sua vontade, principalmente a alheia, e que quando lhes convém voltam a apelam para a ideia medieval da roda da fortuna… ou deveria dizer que a sorte e a fortuna rodam?

Só se for entre eles… porque daqui debaixo a impressão que dá é que essa roda tá viciada, e não gira porra nenhuma, ou quando gira é só para dar um enrolada e acabar parando no mesmo lugar…

Mas afinal de contas o que quer dizer virtu? Em bom brasileires é a esperteza do malandro só que chique… receitada para governantes. E dá-lhe politico delatado mandando pêsames e condolências pela morte do ministro…

Written by

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store