Segunda-Feira? Independência da Catalunha

Vamos declarar independência 48 horas depois de contabilizados todos os resultados oficiais [do referendo de domingo], disse Puigdemont. “Isto provavelmente estará terminado assim que tenhamos todos os votos do estrangeiro no final da semana, pelo que agiremos provavelmente durante o fim-de-semana ou no início da próxima semana”. -Catalunha. CUP assegura que a independência será proclamada segunda-feira

Sinceramente, esse é o tipo de coisa que não se declara que vai declarar, simplesmente se proclama. Ou ele esta despistando e vai fazer antes ou está pedindo para que o governo espanhol cometa mais um erro prendendo o governo e fechando o parlamento catalão.

O presidente do Governo da Catalunha, Carles Puigdemont, disse em uma entrevista publicada nesta quarta-feira (4) pelo jornal alemão Bild que vê como “possível” a sua prisão, que no seu entender seria um “passo selvagem”, mas afirma que está disposto a seguir em frente até “onde as pessoas quiserem”. A informação é da EFE.

“Não tenho medo por mim mesmo. Não me assustaria nada do que o governo da Espanha fizer. Meu encarceramento também é possível, o que seria um passo selvagem. O governo espanhol comete um erro depois do outro e se afasta cada vez mais da realidade”, assegurou Puigdemont.- Presidente catalão vê como possível a sua ida para a prisão

Seria esta uma espécie de “saída honrosa” que ele encontrou já que está internacionalmente isolado e talvez não consiga sustentar a independência?Ou ele acredita que esse seria o erro cabal de uma série que desencadearia definitivamente o processo de ruptura?

Não sei.

Mas sei, que de qualquer forma, prendendo o governo antes ou depois o resultado será o mesmo: o movimento pela Independência vai se fortalecer.

E o reino Espanhol não parece preocupado com isso, porque sua estratégia está claramente definida: empastelar primeiro, e fazer a propaganda justifique suas ações depois.

O que coloca a solução negociada -que já tinha ficado mais distante depois da declaração do Rei -ainda mais distante, mesmo com uma improvável mediação internacional, que o governo não aceita:

De acordo com fontes da presidência do governo espanhol citadas pelo El País, Rajoy conversou por telefone com Iglesias e agradeceu-lhe a iniciativa. No entanto, explicou ao líder do Podemos que a sua postura neste momento é a de que o presidente do Governo regional catalão, Carles Puigdemont, tem de renunciar uma eventual declaração de independência, condição que é “inegociável”.-Rajoy recusa negociar qualquer mediação com o governo da Catalunha

e que nenhum Estado-Nação parece muito disposto a dar. Embora o presidente continua diga o contrário:

“Este momento precisa de mediação. Recebemos inúmeras propostas nas últimas horas e vamos receber mais. Todas elas sabem que estou pronto para iniciar um processo de mediação”, afirmou. “Vou repetir quantas vezes for necessário: diálogo e acordo são parte da cultura política do nosso povo. No entanto, o Estado não deu nenhuma resposta positiva a essas ofertas”- Presidente da Catalunha pede mediação para resolver crise com governo espanhol

http://pt.euronews.com/2017/10/04/catalunha-madrid-a-dificil-mediacao

Certo mesmo, é que a situação chegou a um ponto que sem a introdução de uma variante externa ao processo interno este por si só não para mais. Se não pela mediação, por outra. De tal modo que minha duvida maior não é se haverá novas detenções de governantes catalães, mas onde, quando e qual fator externo de instabilidade internacional eventualmente poderá explodir e de que forma eles poderia vir a afetar o processo, se é que da forma que as coisas estão poderiam…

De qualquer forma instabilidade internacional para a Espanha se envolver e usar é o que não vai faltar no “mercado”…

Written by

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store