ⒶRobinRight Parte 1

O que você pode fazer com os meus textos além de tudo que você quiser

Image for post
Image for post
arte by Julia Cristofi

No botão Publish lá em cima na barra do Medium (onde você tem como alterar nas opções de licença de CopyRight) mantenho meus artigos publicados na opção “all right reserved”. Porém isto não por escolha mas por falta de opção das barra de menu. Porque meus textos não são CopyRight, mas sim RobinRight. Eles tem somente alguns direitos reservados não todos, mas os direitos que flexibilizo não estão compreendidos dentro das opções das licenças de propriedade intelectual disponíveis no “mercado”.

Por isso desenvolvi meu próprio disclamer que depois foi devidamente transcrito para o juridiquês do Brasil por Bruno colaborador do ReCivitas amigo e claro advogado — aproveito para dizer publicamente a ele, obrigado.

Entretanto RobinRight não é uma licença fruto de preciosismo, que coloca em termos jurídicos aquilo que considero justo ou correto para o uso das minhas criações, ou obras autorais em geral. Esta licença foi pensada como ferramenta de enfrentamento dos problemas socioeconômicos da posse estatal e privada, sobretudo em sua nova forma a intelectual. Assim como muitas outras licenças de copyleft também o são. Porém sua abordagem é do é distinta:

RobinRight não libera nem impede integralmente a comercialização da cópia, mas libera tão somente o comércio para pessoas físicas:

  1. totalmente para as que não façam nem propiciem ganhos comerciais.

2. e reservando-se o direito de cobrar royalties já predeterminados sobre os ganhos.

Ou seja RobinRight é uma licença de caráter redistributivo. É gratuita para quem não lucra e paga quem pode e deve pagar.

Permite que o autor mantenha integralmente sua propriedade contra corporações estatais e privadas, e libera para as pessoas naturais usem livremente inclusive comercialmente sabendo no entanto que ganhando (economicamente) tem que dividir a parte (preestabelecida na licença) com o autor, e não cobrando nada de ninguém que não ganha além da própria obra.

Veja o Disclaimer da licença que uso nos livros e artigos e sites e que se você quiser poder considerar sobre todos meus textos publicados aqui no Medium:

Licença

Para mais detalhes sobre a licença acesse RobinRight.org . Inclusive com a licença de proteção para códigos de programação.

Written by

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store