Renda Básica e Moeda Social

“Uma matéria muito informativa! Sem duvida, o ‘Programa Piloto’ em andamento na Finlândia busca atenuar as questões relacionadas com emprego … acesso, participação e continuidade econômica. Como sabemos, um programa de Renda Básica pode ser configurado de varias formas … dependendo das questões sociais, econômicas e mesmo politicas. Alem do desemprego, outros modelos de Renda Básica podem ser direcionados a … reduzir pobreza, aumentar acesso e participação social, incentivos para melhorar a qualidade de vida, etc. Portanto, essas iniciativas buscam soluções especificas. O conceito de ‘universalização’ social inclui três pilares obrigatórios: saúde, educação e renda … os dois primeiros já estão bem estabelecidos na Finlândia, Canada, e mesmo Alaska…. ou seja, ‘universalizar’ a renda básica seria apenas uma continuidade dessa politica progressista. Seria incoerente falar de ‘Renda Básica’ no Brasil … e não falar de saúde básica, educação básica , aposentadoria básica, etc… ainda precisamos ‘nivelar’ esses pilares antes de fazer a ‘universalização’ …

Para produzir ‘Renda’ … precisamos de: um mecanismo para gerar créditos … um mecanismo para mitigar & financiar riscos … e um mecanismo para distribuir benefícios. Contrario a percepção geral, o principal obstaculo no Brasil e’ a falta de um mecanismo para gestão de risco financeiro (seguro) para garantir o pagamento do beneficio … e não a falta de recursos federais! O financiamento do risco …coisa ainda pouco considerada no Brasil. Uma solução parcial: moedas sociais…. já sendo emitidas por varias partes do Brasil.” Francisco Sousa

De fato não vejo porque discordar. Principalmente com a segunda parte do seu diagnóstico que já é bastante propositivo da solução do problema. Uma das maiores frustrações da nossa experiência em Quatinga Velho, foi não termos sido capazes de testar nenhuma moeda social tradicional, especialmente em suas formas novas digitais que consideramos que seriam ainda mais eficientes. De fato, acho que as renda básica paga em moeda social digital, dentro do modelo de financiamentos e investimentos que você sugere um alternativa das mais promissoras.

Vale a pena aprofundarmos esse debate e quem sabe não chegarmos aqui na Rede em um novo modelo e quiça projeto a ser experimentado. Nos três casos estou disposto a contribuir como puder para chegarmos até, quem sabe, um nova realização.

Abraços

Marcus

Written by

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store