Mais “premonições” antigas e futuras

PutinGate e queda de Trump

A hora da zona morta do grande líder americano

Não existe democracia sem estado de direito e o que vale para as republicas de bananas ao sul do equador, vale para aos do norte. Não importe se o caudilho seja um ianque ou um bolivariano. Não importa se o farsante é um populista de esquerda ou de direita.

Trump está num dilema sem solução ao menos sem solução dentro de um estado de direito democrático:

Se ele vier a sequer tentar cumprir suas promessas já será um criminoso de Estado que deverá não apenas ser impitimado mas processado num tribunal internacional como qualquer criminoso contra a humanidade. Se ele não cumpri-las terá se elegido mentindo, cometendo deliberadamente um crime de fraude e falsificação ideológica para tomar o poder. Não irá para um corte internacional, mas ainda sim deverá ser legalmente deposto.

Se houver justiça e estado de direito nos EUA, mais hora, menos hora Trump via ser deposto, o problema do “mais hora”, do tentar a sorte, e pagar pra ver, é que ele pode justamente não ser deposto pelo que ele prometeu e não cumpriu, mas pelo que ele cumpriu. Pois o que ele prometeu não constitui ofensa, constitui na posição que ele pretende ocupar, verdadeira ameaça. Ameaça que se consuma desde o primeiro instante que ele tomar de fato o poder, no mínimo, como intimidação!!! -Por aqui já também tem gente pegando onda…

Há sempre uma primeira vez. Porém considerando a história americana, mais precisamente no que concerne a abreviação de mandatos presidenciais, é mais provável que Trump caia por outra sorte que a do impeachment:

Os americanos tem muito a protestar. Mas não se iludam. Governantes de impérios como o dos EUA não podem ser depostos “facilmente” como o dos seus países periféricos como o Brasil. Eles como os papas são a personificação de culto patriarcais, ao pai e a pátria; eles não podem falhar, não podem ser imperfeitos. Da Casa Branca ao Vaticano dificilmente esses “grandes lideres” caem a não ser que sejam mortos. E não caia você nesse conto que são malucos armados que rompem a segurança do maior máquina de guerra do mundo e matam os homens mais poderosos do mundo. Vai lá dar uma de doido e tentar pra ver o que te acontece. Já é difícil pegar na bala o chefe de um morro, imagine o chefe de um território inteiro como a força armada e vigilância dos EUA. Se o Obama estava ouvido suas conversas, garanto a você que Trump e todo mundo num raios de quilomêtros dele não peida sem que uns dez caras não escutem. Ou seja é sempre preciso de muito serviço de inteligência, e da conivência de dentro para “derrubar” esses “caras”… qualquer um deles.

Essa talvez seja a unica verdadeira ameaça que paira sobre Trump ou qualquer presidente e todo cidadão de qualquer estado. Ser morto por seus ditos protetores.- Por aqui já também tem gente pegando onda…

Mas isso é pura ficção… e que continue sendo. Que Trump tenha o caminho de seu antecessor espiritual: Nixon. Mas isso já não é nem conjectura é puro anseio mesmo.

Taí, isso sim é o que pode-se chamar de premonição macabra… mas o que assusta não são os vilões estereotipados destas histórias de terror mas o que ele podem fazer antes de encerrar “sua” história, ou encerrarem por ele. E quem tem diz isso não sou eu, mas o próprio autor do livro “Dead Zone”, o mestre do terror (ficção, não realidade) Stephen King:

“Os tweets de Trump escritos em seus primeiros 100 dias (da presidência) mostram um claro retrato: ele é um caso exemplar de pessoa com transtorno de personalidade do tipo narcisista” (…) O fato de este cara poder carregar o botão nuclear é pior do que qualquer história de terror que já escrevi”Stephen King

Pois é. Como diria outro cineasta que era mestre na psique norte-americana: já “Era uma vez na América…” ou no Oeste? , tanto faz…

Não sei se Trump vai ganhar, mas tenho certeza de uma coisa: a essa altura do campeonato, se Trump não é louco, só se finge, deve ser a pessoa que menos quer ver Trump na Casa Branca, agora. Se ele tem um minimo juízo, ou mesmo não tendo… se acredita mesmo no monte de teorias conspiratórias que prega, deveria estar se cagando de ganhar. Porque se ele ganhar, vai conhecer o verdadeiro espirito americano, o verdadeiro espirito do Oeste… e não terá sido o primeiro…

Digamos assim:

Se Trump ganhar fará inimigos que são piores perdedores ainda do que ele.- A piada mortal venceu: Trump já ganhou

Written by

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store