Psicopatas, Estatopatas e Sociopatas

Coreia do Norte, Russia e EUA… e o Brasil?

Image for post
Image for post

“Quando as ambições nacionais, o ego pessoal e um arsenal mortífero se misturam, as possibilidades de erro de cálculo se multiplicam” — BBC: O mundo pode estar próximo da 3ª Guerra Mundial?

Image for post
Image for post

A dissuasão

A ordem mundial é regida pela lei do Velho Oeste, ou melhor a lei Leone-Eastwood: os bons e os maus brigam com armas carregadas pelo ouro, os feios (devidamente desarmados) cavam.

Image for post
Image for post

A Estatopatia

Image for post
Image for post

Se a diferença entre o tirano do passado e presente está no poderio das suas forças armadas e armas de destruição em massa, a diferença entre sociopata e um estatopata em qualquer lugar ou tempo vai muito além das armas e forças que possui.

Em geral um sociopata age sozinho quase sempre sem colaboradores e recriminado pela sociedade, fazendo vítimas em série e não em massa. Por vezes ele pode reunir uma seita com muitos fanáticos alienados disposta a satisfazer seus fetiches e compulsões matando ou morrendo de acordo com sua ordens, mas enquanto ele e sua seita não detiver poder de fato para impor a força sua ordem como lei e domínio cultural para impor seus cultos ritos como comportamentos socialmente aceitos e tolerados enquanto normais ou até mesmo virtuosos, ele será apenas um sociopata e não um estatopata.

Um sociopata, mesmo o líder de um culto, é portanto um psicopata que na qualidade de cidadão comum, não licença para matar, violentar ou fazer refém nenhum outro, precisa então satisfazer seus desejos e compulsões escondido da sociedade sob o risco de ser preso ou linchado pelos demais.

Um estatopata não. Um estatopata é um o psicopata que não só tem o poder da violência, como arroga o direito de monopólio absoluto sobre ela; pode fazer reféns, prisioneiros, torturá-los, e matá-los em pequeno ou grande número e ainda declarar criminoso quem ousar resistir, se defender, ou revoltar contra dele. Por vezes, o estatopata sequer precisa se preocupar em ter ou fazer leis tirânicas que legalizem suas perversões, porque já tem a aprovação cultural da sociedade na medida que suas motivações e justificativas são consideradas normais.

O sociopata corre o risco de ser linchado; o estatopata de ser aplaudido ou mesmo adorado. A diferença entre esses dois tipos de psicopatas está tanto na dimensão do culto quanto no poderio das forças armadas dos seus seguidores. Se insuficientes para impor sua perversões como ditadura da normalidade são um culto de uma seita de sociopatas. Se com força suficiente para dominar toda sociedade, incluso os não convertidos, são a Cultura predominante de um Estado-Nação.

A diferença entre eles não portanto é meramente de posição ou status social. O estatopata não é um sociopata que chegou ou tomou o poder, o estatopata é o piscopata que compartilha do mesmo inconsciente coletivo da sua sociedade; possui os mesmos desejos compulsões e manias e fetiches por mais violentos ou violadores são toleradas ou até celebradas pelos membros da sua sociedade.

É o psicopata que desfruta de privilégios e imunidades para realizar seus desejos de posse e poder porque eles quando compartilhados pela sociedade e executado de acordo costumes e rituais da cultura são tidos como legítimos e legais. É o piscopata que desfruta da imunidade para os crimes que só a própria cultura de idolatria a posse e poder pela violência pode conferir como sinal e fonte da legitimidade de tais perversões e perversidades como normalidade e se preciso for como norma contra os que se recusam a aderir a seus sistemas de valores.

Direitos Humanos(???) ou Pensando como um Estatopata

EUA

Coréia

Rússia

China

Image for post
Image for post

Brasil

Written by

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store