Porque com tantos problemas no Brasil deveríamos nos preocupar com a Catalunha?

Catalunha e Democracia: Perguntas e respostas 1

Mesmo quem não só se interessa por questões domesticas deveria se ligar no que está acontecendo hoje na Catalunha. Na verdade até mesmo quem não não grande interesse em questões populares, humanitárias, cosmopolitas, não se interessa pela política, sociedade ou o direitos dos povos e pessoas principalmente os dos outros principalmente os que não são nem estão próximos, até mesmo esses sujeitos obtusos deveria em causa própria estar preocupado com as implicações do que pode acontecer na Catalunha.

Porque o que está acontecendo na Catalunha é o epicentro de um dos maiores terremotos geopolíticos nas instituições ocidentais dos últimos tempos. E um terremoto causado pela movimentação das massas populares que pode ter centenas de replicações por diversos países do mudo. Eles podem vir com maior ou menor intensidade dependendo do gigantes são falhas geopolíticas e culturais nos territórios. Mas mesmo os de menor intensidade podem derrubar estruturas institucionais podres e rachadas ou que sequer estão preparadas para lidar com essas força da natureza chamada: forças populares.

Então no Brasil, tanto os governantes que desejam manter suas estruturas podres - que por sinal já estão a arrasar a terra e destruir as fundações da sociedade sozinhos, sem nenhum terremoto popular- quanto a própria sociedade que quer construir novas instituições mas não em uma terra arrasada ou nos escombros das velhas, deveriam estar atentas para o momento histórico da Catalunha.

Uma independência dentro do Eurocentro cultural do mundo ocidental pode gerar uma crise ainda maior nas já bastante desgastadas e combalidas democracia e econômicas ditas “liberais”. Crise cultural e institucional que exigiriam a completa reformulação dos paradigmas desses regimes e políticas autoritárias que maquiagens não poderiam corrigir. E tal a importância do que está acontecendo na Catalunha que dependendo da pericia e imperícia com que essa questão for conduzida pelas partes, o resultado pode até mesmo vir a exigir a atualização dos conceitos de Nação e reformulação Estado-Nação modernos formados nos séculos passado e retrasado de modo a evitar que as disputas virem conflitos, ou então tardiamente para que os conflitos uma vez deflagrados sejam encerrados.

E já que falei das instituições podres e carcomidas brasileiras:

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store