O presidento não? Os erros que os movimentos políticos de direita repete e imita da esquerda

Pavimento o caminho aberto ao retrocesso. Resta saber exatamente, qual?

Uma analise rápida de demandas, riscos e oportunidades políticas:

Cenário

Os lideres dos movimentos de centro-direita divergiram quanto a união com a esquerda e fecharam com uma pauta:

Logo

Os movimentos de Direita ao defender da Lava-Jato contra o congresso se colocam em boa posição popular contra a corrupção. Mas ao mesmo tempo a enfraquecem ao defender o governo Temer e suas PECs anti-sociais. Distanciam-se especialmente das classes mais pobres que são maioria e das minorias marginalizadas que não são poucas.

Conclusão

A demanda politica portanto permanece. E seja como pauta de um movimento verdadeiramente social e apartidário, seja como agenda oportunista de populismo eleitoreiro essas demandas ela serão eventualmente aproveitadas ou por um ou por outro. E serão mais ou menos as mesmas:

Futuro

Portanto, considerando que não há movimentos sociais apartidários no Brasil, mas o que não faltam é projetos de populismo eleitoreiro. E que de fato essas são medidas irreconciliáveis dentro do velho paradigma políticos e econômicos autoritários. Sem reforma ou revolução, a pergunta a ser feita é a seguinte: qual será o próximo populista que vai colocar essa agenda como plataforma e tomar o governo brasileiro o apoio da carente população brasileira?

Essa “esquerda” teve 13 anos para fazer o que devia e não fez. E essa “nova” direita apesar de não ter tido todo esse tempo, esta jogando fora uma oportunidade unica de ocupar esse lugar. Pois sem esses ajustes, sem se sintonizar com as outras causas populares, mesmo que hoje eles levem milhares ou milhões as ruas quem vai capitalizar sobre seu movimento serão outros… e nas costas deles.

Image for post
Image for post
Cadê Temer? Apoio a PEC 55?

Mas vamos tentar ver a coisa pelo lado bom. Eles cometem o mesmo erro da esquerda pelega que protestava contra os governo, mas defendia a Dilma. Eles podem ser incoerentes, mas o senso comum não é. Protesto é protesto.

Não é fora Temer, mas é exatamente como se fosse.

Written by

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store