O Brasil têm mais um projeto de renda básica incondicional!!!

Vamos apoiar e divulgar para que ele possa acontecer e crescer!!!

O projeto precisa de apoio para virar realidade, vamos dá-lo:

O projeto que a ela está falando é este aqui:

https://www.mein-grundeinkommen.de/start

Uma garotada bem legal. Conhecemos eles em Berlim junto com os ativistas da antiga… a Doroty Slutz-Basta e o Ralph Boes — que na época fazia greve de fome pela renda básica.

http://www.buergerinitiative-grundeinkommen.de/sheets/aktuelles/Brasilien-2015-11-17.htm

Aliás é a deixa também para falar (de novo) do manifesto coletivo que a Bruna escreveu com eles e outros ativistas internacionais bem legais, o Scott Santers, Barb Jacobson, William Clegg para o mesmo evento da palestra deles:

Mas voltemos para o projeto… Vou tentar ficar mais atento a novos projetos como esse, afinal o video tem quase um mês e eu só descobri ele agora. De qualquer forma, segue aqui uma lista interessante para quem quer ficar antenado com as experiências que já rolaram, que estão em andamento, ou prometem…

E um mapa-mundi delas:

E que sejam três por aqui, logo. Porque já estou contando que ela vai conseguir!

Sim 3. Porque além de Quatinga Velho (que suponho, como um dos meus 4 leitores, você já conheça)… há um outro em Santo Antonio do Pinhal, olhe o mapa acima. O projeto na cidade não chegou a fazer pagamentos (ainda… quem sabe não farão?), mas resultou numa lei municipal — que se não me engano — também é única no mundo.

Fica então aqui minha homenagem a Marina e Francisco Nóbrega, que junto com os outros voluntários encabeçaram a luta pela renda básica nesta cidade, a qual tive o privilégio de presenciar em seu comecinho. Fizeram história.

Também é preciso reconhecer que Suplicy encampou e participou ativamente desse projeto municipal:

E não estranhem ele falando da gente na matéria não… eram outros tempos ainda… Quatinga Velho não tinha nem completado 1 ano de vida, e não éramos ainda uma pedra no sapato do PT (nem de ninguém)… na verdade, eles mal sabiam que existíamos… aliás quem deu a saber foi o Suplicy…

Dá uma olhada neste diálogo comédia dele com o xarope do Mão-Santa (não quero nem saber o porquê da mão); o Suplicy para variar fala desde a Hillary Clinton, até o Yunus, cita o Talmut para chegar aos finalmente… a renda básica, Quatinga e a BIEN que estava por vir… a de 2010.

Caramba, parece uma eternidade…

Mas chega de nostalgia, porque os velhos tempos nem eram tão bons tempos assim … e hoje, tirando as desgraças do mundo, as coisas estão bem melhores, para a renda básica e para nós. É verdade, temos ainda menos recursos que antes, mas temos também bem menos problemas.

Para encerrar fecho com uma publicação bem legal da Marina e Francisco:

E outra do Antony Baert, outro grande amigo que não vemos há um tempão:

Este aí, foi um trabalho que ele fez para o pessoal da prefeitura de Santo Antonio via Unicamp. Ele estudou as experiências até então conhecidas para propor alternativas a Santo Antônio.

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store