O Altruísmo e Egoismo versus Imbecilidade do Poder e Servidão

A epistemologia libertária explica

É por isso que afirmo: a solidariedade antes de ser um ato de compaixão é um ato de inteligencia ainda que instintiva. É feita sim de egoísmo, mas não o egoismo estupido daquele que destrói a si e aos outros como um buraco negro, ou um saco sem fundo, mas sim um egoismo inteligente. Não nego que existam pessoas dotadas de sensibilidade maior ou motivações mais nobres, mas esse altruísmo vai além da solidariedade que é básica.

De fato há uma erro terminológico nas nossas definições de altruísmo e egoismo.

Aquele que não é capaz de controlar seus impulsos mais primitivos e violentos de posse e poder a ponto de atrair e gerar conflitos e destruição contra si não é um egoísta mas sim um idiota. Da mesma forma que não há como chamar de altruísta aquele que se entrega cegamente a obediência e servidão daqueles que vão exterminá-lo e destruí-lo; quem serve, presta serviços ou favores a quem comete desumanidades não é solidário, é só o outro tipo de idiota que completa a relação de poder com o primeiro idiota, o maniaco possessivo confundido como egoísta.

Não é portanto o egoísta que se opõe ao altruísta. Mas os inteligentes mais ou menos altruístas, mais ou menos egoístas que se opõem a toda idiotia insolidários que não existe sem a relação estupida de poder e privação entre os idiotas famintos por ter e poder que se acham muito espertos, e os idiotas alienados a eles que se acham muito bons e obedientes.

Muita gente portanto pensa que o antonino de liberdade é o poder, outros pensam que é a privação das liberdades. Ambos estão certos são ambas as coisas. Porque ambas as coisas só se dão como relação. A libertação do poder das privações mais primitivas, é a mesma libertação do poder mais violento, porque o poder alimenta a privação. E a assim como é a relação de poder-privação que como um evento nega o fenômeno da liberdades, é a libertação de ambos como um só que a reafirma e reconquista como direito natural.

Written by

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store