Não. O BITCOIN não é proibido. Nós inclusive no ReCivitas somos pioneiros em receber doações através dele.

Image for post
Image for post

O problema está na aplicação do BITCOIN ou melhor das regulações sobre a moeda social que anula o beneficio da digital. Isto porque a lei brasileira obriga as organizações sociais a operar pela lei da paridade. Isto é, cada bitcoin deve valer 1 real — e deve haver um real (lastro) na ONG ou banco comunitário.

Pode ser que tenham organizações trabalhando fora do radar, ou simplesmente na falta dos chamados marcos legais. Mas no geral ainda é isso.

Não é ilegal, nem imoral, nem proibido; é o caminho, mas enfrenta como toda livre iniciativa especialmente de caráter social os empecilhos burocráticos e jurídicos perfeitamente contornáveis com engenharia jurídica.

É perfeitamente possível desenvolver programas que fazem o que você quer no sistema operacional dos outros, desde que você conhece e saiba usar os códigos deste sistema para faze-lo funcionar.

Não sei se esta é a unica forma de se tornar imune a perseguição politica, mas manter todos os projetos e programas dentro da mais insuportável burocrática e absurda legalidade foi a unica forma que encontramos dela não nos impedir de fazer o que não interessa deixar fazer. Por exemplo: pagar uma renda básica.

Written by

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store