Não Fabiana. Se dei essa impressão me expressei mal. Isso é parte dessa guerra politico-judiciaria que caracteriza o terceiro ingrediente dessa bomba, ou convulsão institucional, que gera esse ambiente pré-revolucionário e pode inclusive resultar em retrocesso. Ou seja, é tanto um sintoma quanto parte do próprio problema.

A solução (creio eu) é o fim da desigualdade de autoridade, porque ela não apenas alimenta a injustiça e os privilégios mas é em si a todo tempo a negação do Estado de igualdade de Direito.

A vitória da Lava-Jato e a prisão desses políticos e empresários não é a solução de nada, mas o inicio de uma processo de contradição corporativo que só se resolverá com a própria redução dos poder das autoridade em favor da sociedade.

Por outro lado, qualquer interrupção nesse processo não apenas precisa necessariamente frear esse processo como se constituir como força reacionária. E que pode provocar, o ponto de ruptura revolucionário derradeiro:

que se dá quando as forças repressivas voltam suas armas contras seus comandantes e não contra a população oprimida ou revoltada.

Existem muitos exemplos clássicos de revoltas que quando vão para dentro do próprio sistema que acabaram por ser o estopim de revoluções maiores:

Image for post
Image for post

Como disse posso estar completamente errado. E certamente não temos os heróis pintados por Eisenstein, mas o fato é que nada nunca é tão romântico com se pinta depois.

Mas espero que as pessoas confrontadas entre o obedecer cegamente e o fazer o contrário, façam a coisa certa.

Written by

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store