Kevin Carson Ⓐ : “Não, o capitalismo não nos está tornando mais e mais ricos”

“ Não, Henrique VIII jamais teria tido um ar condicionado ou computador. Mas ele também não gastava metade de sua renda mensal no aluguel, vivendo a um contracheque de distância do despejo.”

“A precariedade inclui não apenas a incerteza a respeito das necessidades básicas de renda, mas também o crescente endividamento. As rendas estagnadas da classe trabalhadora têm intensificado as já perturbadoras tendências do capitalismo ao subconsumo e à capacidade ociosa. O aumento do endividamento dos consumidores tem sido a maneira pela qual o sistema continua a gerar demanda.

As coisas mais essenciais à vida e à segurança material básica também são aquilo que os capitalistas, em aliança com o estado, tiveram maior êxito em cercar com direitos de propriedade artificial, extraindo lucros exploratórios. O monopólio imobiliário — através do qual a terra é acumulada, cercada e tirada de uso ou arrendada — é o exemplo mais óbvio.(…)

É hora de os libertários pararem falar sobre como as coisas estão maravilhosas sob o jugo dos capitalistas e latifundiários que se aliaram ao estado. Chegou a hora de atacar essa relação de poder. É necessário abolir todos os monopólios artificiais que tornam as necessidades básicas da vida mais caras e tornam a produtividade de nosso intelecto coletivo uma fonte de rendimentos para a elite.”

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store