Independência e Democracia no Brasil. É agora ou nunca. Ou a minha geração é mais bosta dos últimos 500 anos.

Porque se nem com o barulho da guerra de poder Dilma-Temer o Brasil a gente acorda. Esquece só nascendo de novo.

Depois de alguns dias lutando contra o blecaute da minha internet, eis que acesso:

Não vai dar em nada?

Meu amigo uma coisas dessas numa hora dessas mesmo quando não dá em nada já pode dar em tudo. E se não me engano já deu. Dificilmente agora a coisa não acaba em merda. Ou para continuar sendo otimista com o fim de vez de toda ela.

Não é por causa dessa mera reviravolta em si, ou de mais uma. É por tudo isso, e mais um pouco. E por tudo o que ainda está por vir. Tudo o que esse movimento é apenas a gota d’água. tudo que se desencadeara a partir disso de ações tanto em favor da Dilma ou do impeachment. Não só institucionais, mas social que colocarão o pais em permanente conflito até a verdadeira democracia venha de vez ou até a nossa precária seja posta definitivamente a pique.

Nunca fez muita diferença Mais do que nunca tanto faz o resultado. Especialmente depois das denuncias da procuradoria geral: não importa mais se vai dar a Dilma PT vão ficar ou se o o Temer e o PMDB vai entrar. Não é uma questão de impopularidade, impopular é a programação da TV Cultura. Eles são objetos rejeição pública. Sua irrepresentatividade e desprezo pela soberania popular, lhes tiram qualquer credibilidade, legitimidade mesmo que fictícia, como se não bastasse isso a sombra da cadeia que paria sobre eles vai manter a paralisia do pais até que revoltas verdadeiramente populares explodam contra qualquer que seja a bunda no trono.

A múmia que ficar no Planalto, se é que alguém vai alguma destas, governará não mais uma casa do povo, mas um casa mal assombrada, onde o ocupante não passarão de um golpista, traidores e pior criminoso comuns ou de estado capaz de qualquer coisa aos olhos da outra parte da população dividade e fora do poder — ou seja o povo, porque a grande maioria não está com nenhum deles!!!

Esse guerra por poder se não for parada só tem um fim. Vai colocar a esmagadora maioria da população contra as minorias burguesas de esquerda ou direita entrincheiradas atrás da burocracia política nos 3 poderes. E aí sim vai ser uma verdadeira caça as bruxas.

Claro que o STF poderia se mexer e fazer com todos eles o que fez com Cunha e botar todo mundo fora e chamar eleições diretas. Mas eles precisaria se mexem antes dá merda atolar e não depois, quando já é tarde demais. Mas parece até que eles também estão contando com isso.Com a faísca que falta para explodir o barril de pólvora que virou essa nova república.

Agora que tanta gente graúda corre mesmo o risco de ir para cadeia, parece que a ideia de diretas já perdeu força mesmo para a dos incêndio geral.

Ou será que eles não sabiam que a caneta, é querosene na mão deles, e o que eles não puderem controlar vão botar fogo? Eles não sabem que a questão deixou de ser faz tempo que eles estão pouco estão se lixando de governar cinzas? Não percebem que nosso buraco é bem mais embaixo: que eles estão dispostos a fazer o que for para não ser presos.

Se as pessoas de paz não entenderam ainda qual é o esquema dessa guerra institucional até agora, esquece, já é tarde demais para perceber. Nenhum dos lados vai parar mais até derrubar o inimigo e colocar os crimes na conta do outro. Não sair do governo não é mais projeto de poder, é projeto keynesiano de acobertamento de crimes até onde não puderem mais. Não tem só um monte de corpos enterrados nessa casa, tem corpo morto na sala, e PT e PMDB não tem outra saída a não ser ficar com a casa custe o que custar para poder incriminar ou um ou o outro.

Agora não há retorno. Se não forem detidos eles vão até o fim. E se precisarem jogar o país em guerra civil, tanto melhor para “legitimar” seus discursos de apologia a violência que já vem sendo (ensaiados inclusive como propagando pelo ato) por seus militantes. E é no fundo o que estes radicais dos lados pedem: desculpa para apelar a violência. E é isso que seus representantes estão dando para eles, porque é isso que interessa a eles: caos que justificar medidas extremas senão para parar as investigações ao menos para ganhar tempo e sumir com os esqueletos dos armários.

Não estou usando figura de linguagem não. Eles não vai parar mais. Fique quem fique, sai quem saia. E só não vê quem não quer. Se nada for feito, só mudará a cor da camisa teremos bandidos dispostos a tudo no poder. E enquanto nenhum deles acabar com o outro seus pelegos e fanáticos não vão sair da ruas, não mais em paz. Teremos fascio para todos os gostos.

E nós como é que ficamos? Não ficamos. Ou nós mexemos ou já era. Porque quem não é petista nem fascista, quem não é chegado em totalitarismo nem vendeu o rabo só vai ter paz enquanto eles não vieram para botar a mão em você. Ou então façam suas apostas e paguem pra ver: quem cai primeiro? PT? PMDB? Ou você?

Por enquanto ainda temos uma saída que é a mesma de antes, a mesma de sempre: se livrar de todos eles e demandar uma democracia mais direita que no mínimo reduza com urgência os poderes dessas gangues que ocuparam as casas do povo. E neste sentido a convocações de eleições diretas são apenas a a saída de emergência antes que toda a instituição pegue fogo e as pessoas sejam mortas imolas presas dentro delas.

A justiça, essa mesma, lenta e morosa, que derrubou Cunha, e está para deter Lula, Dilma e toda sua cúpula — e se não quiser colher mais tempestade vai chegar também a Temer, Renan, e tantos outros- sabe que também precisará convocar novas eleições e estabelecer novos precedentes jurídicos-constitucionais para uma democracia mais direta. Não é brincadeira. Não existem repúblicas presidiárias, existe sim repúblicas governadas por criminosos de estado. E nestas “repúblicas” quem vai preso não são mais só os inocentes ou pequenos marginais, mas todo aquele que ouse denunciar esse estado de exceção criminosa.

Será muito difícil que quem vença essa guerra não se torne ainda mais reacionário e autoritário do que já é. E esta é uma saída legal para o dia seguinte. Porém fechada esta porta, ou melhor encerrado esse portal. A coisa toda explode econômica e politicamente. Porque é isso é o que eles querem. Não há como manter o velho sistema de cartas marcadas sem virar a mesa. E eles sabem disso. Elas sabem que não tem mais jeito: ou é mais democracia e eles já eram; ou é o retorno de alguma forma de autoritarismo, e a sua salvação e impunidade. E se preciso forças armadas para conter o povo revoltado nas rua que seja. Ou você acha o quê? Que na hora que aperta eles tem qualquer respeito pela vontade ou soberania popular? Ou melhor o que que você acha que eles estão querendo mesmo com tudo isso?

Em qual Brasil você vive? Ou você acha que o Estado se mantém como governo onde nunca representou de verdade a população como? Só com bolsa-família?

Talvez eu esteja errado. Eles sejam apenas um bando de idiotas, vaidosos, egoístas e irresponsáveis, que não medem as consequências. Mas considerando que eles continuam sempre no poder e nós com todas as obrigações de mantê-los, sejamos humildes, o mais provável é que os idiotas somos nós. Ou pelo menos mais idiotas ainda que eles.

No final, teremos o governo que merecemos seja qual for. Mas que pelo menos não sejamos idiotas úteis, por favor. Nem ouse se perguntar se forças armadas militares ou não nas ruas estarão lá para defender a democracia? Qual a da Dilma ou do Temer? Armas contra civis nunca são democráticas e nenhuma das democracia deles é a sua - a não ser que você esteja nos esquemas deles.

Resumindo os bandidos vão botar fogo na zona que armaram. A população vai a rua. A burguesia e os pelegos de esquerda e direita para variar vai pular fora e o povão é vai ficar para levar tiro e borrachada ou passar carestia.

Agora me conta uma novidade?

Conto.

Eles pretendem a “pacificação” pelo mesmo método fraudulento e violento que tem dominado o Brasil há 500 anos: apostando no terror e covardia. Aterrorizam a povo assassinando e esperam que ele volte a sua vidinha servil engolindo calado quem quer que seja que tenha mandato sobre elas. É assim que o quem detém o Brasil se acostumou a esmagar todos as revoltas e levantes populares e que o brasileiro tem se deixado esmagar mesmo nas horas mais absurdas de mandos e desmandos, crimes e irresponsabilidades governamentais. Pelo mesmo até agora…

Não sei qual será o resultado de mais está manobra, mas esse é justamente o ponto. Senão ela outras levarão a sociedade ao ponto sem retorno se novas eleições e dispositivos de democracia direta não forem aprovados com urgência. E não serão. Por isso se se não quisermos nos render vamos precisar nos mobilizar.

Sinceramente sei que as pessoas costumam medir os outros pela sua régua, mas não acho que as pessoas vão se reder ou virar casaca tão fácil desta vez. Talvez eu esteja sendo otimista demais, mas eu acho que o que está por vir vai desencadear a gota da água que estava faltando para não importa quem fique ou saia, nasça enfim uma resistência pacifica libertária e revolucionária no Brasil.

Está na hora de quem põe em prática o que prega parar de dar as costas para quem faz demagogia com a justiça social chegar ao poder. Chega de reacionários disfarçados de progressista de reformista:

Liberdade real não se faz com discurso ou coerção, mas com prática e voluntários.

Chega de hipócritas, atravessadores e populistas, cidadania é ativismo social e político.

Democracia Direta e Renda Básica Já. Sem demagogia, desonestidade e falsidade ideológica. Democracia e Renda Básica de Verdade.

Quem está disposto a fazer da renda básica e democracia direta sua prática?

E não, mais do que nunca isto não é uma pergunta retórica.

Image for post
Image for post

PS: Em tempo enquanto escrevia Renan se posiciona

Estou com inveja deles. Estão trabalhando muito melhor do que eu pela democracia direta…

Written by

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store