“Desvio de dinheiro público é genocídio” e não é nem mais eu que está dizendo…

Ayres Britto diz que bandido número 1 é o corrupto

“Os assaltantes do erário são os meliantes mais prejudiciais à ideia de vida civilizada. […] O dinheiro que desce pelo ralo da corrupção — sistemicamente, enquadrilhadamente — , é o que falta para o Estado desempenhar bem o seu papel no plano da infraestrutra econômica, social, prestação de serviços públicos, educação de qualidade, saúde. O assaltante do erário, no fundo, é um genocida. É o bandido número um.” — Ayres Britto, ex-presidente do STF

E complementa:

“E não quero dar uma de avestruz”, declarou o ex-ministro. “Não se pode cegar jamais para o fato de que a criminalidade de massa pressupõe desigualdade social aberrante.”(…) — Ayres Britto, ex-presidente do STF

Enquanto isso no vale do silício a preocupação deles parece ainda coisa de outro mundo… Até o pessoal do Y Combinator está experimentando as novas soluções para problemas de um futuro próximo. Ao menos o futuro bem mais próximo para eles.

Não que a falta de empregos não sejam problemas que também não tenhamos. Ou que a desigualdade, pobreza e violência sejam aqui desde sempre piores. Mas é que as causas dos problemas deles são diferentes. As causas dos problemas deles são um luxo que sequer ainda tivemos como o privilégio de conhecer como solução: automação e inteligências artificiais. Prazer. Renda Básica.

Renda básica? Mané renda básica…

Mas se há uma coisa que a história ensina é que não importa quanto tempo eles fiquem de pé, muros foram feitos apenas para uma razão na humanidade: serem derrubados. E seus restos grafitados para nunca mais nos esquecemos o quê na história não deve se repetir.

Epilogo

Muro, plenos empregos… tentando olhar as coisas por um ponto de vista positivo, quando essa baboseira todo arrebentar nunca ficará tão evidente o que precisaremos fazer e que deviam ter feito como depois dela… Não sei quanto a você mas a mim não serve de consolo. Essa lição eu sinceramente preferia que a humanidade não precisasse aprender de mais uma vez por tentativa e erro.

Written by

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store