Carta de Solidariedade à Democracia Catalã

Ao povo da Catalunha

Dirigimos toda nossa solidariedade e apoio a demanda pelo seu direito soberano de autodeterminação nesse corajoso momento de luta contra sua repressão autoritária e violenta. Fazemos coro com seu clamor para que seus direitos e liberdades fundamentais sejam respeitados na forma das decisões democráticas, populares e pacíficas, já tomadas. Assim como ao apelo para que a comunidade internacional interceda para uma solução mediada, de modo que a decisão já referendada da população seja respeitada, na Espanha e União Européia. E se preciso for, e a vontade popular novamente demandar, desde já também deixamos registrado nosso apoio a Declaração Unilateral de Independência, na eventual recusa das outras partes em dialogar e negociar.

Consideramos que poder apoiar demostração tão inspiradora de defesa da liberdade como dignidade é mais do que uma responsabilidade de todas pessoas e organizações que atuam na defesa dos direitos sociais, libertários e humanistas. É um privilégio. Especialmente em tempos que forças tão reacionárias e irracionais voltam a carga. Por isso, além da solidariedade também queremos expressar nossa gratidão a democracia catalã por esse sopro de vontade popular a todas as repúblicas do mundo.

3 de Outubro de 2017, São Paulo

Solidariamente

Bruna Augusto Pereira — Presidente do Instituto ReCivitas

Marcus Brancaglione — Ativista Social

Written by

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store