Caralho, estou ficando pior que minha internet da VIVO está resposta está presa há dias no meu DRAFT. Perdão:

DA AÇÃO JUDICIAL PELA RENDA BÁSICA

Obrigado pela força, Fabiana.

Precisamos dela. Porque antes do processo em si a demanda pela ação judicial primeiro junto a própria Ordem dos Advogados envolve justamente essa luta contra esse sistema oligárquico e corporativista.

É uma luta para tirá-los, todos eles desta zona de conforto, onde não precisam tomar uma posição pública acerca da Renda Básica, ao menos não uma posição meramente demagógica.

Em certo sentido você é mais otimista do que eu quando diz que pode funcionar. Não creio que o STF aprove, nem sequer que a OAB esteja dispostos a ir tão longe na defesa de qualquer direito humano ou cidadão.

Mas o importante das batalhas mesmo aquelas fadadas a derrota, ou a sequer conseguir ir a campo para podermos nos defender está justamente no que seu clamor já denuncia.

Porque até mesmo o fato deles ignorarem publicamente uma demanda feita formalmente junto a seus canais oficiais, se assim o fizerem, dirá muito sobre qual é sua posição tanto em relação a defesa deste direito, ou quanto ao respeito que tem a quem os busca assim como zé ninguém.

Da mesma forma se vencermos esse primeira trincheira do acesso a justiça, se eles mostrarem que estão mais do lado de cá do que de lá, ou algum outsider topar colocar ir a essa batalha conosco. Poderemos ver quiça o próprio poder judiciário forçado a se manifestar, ou mostrar sua verdadeiro caráter quanto a essa questão. Assim ainda que seja ver esse direito ser negado e renegar publicamente pela justiça a demanda tem um valor importantíssimo colocar desnudo mais esse ator estatal na hora de colocar em prática um discurso muito bonito no papel.

Ou não. Mesmo depois de tantas decepções, nunca deixo de guardar um pouco de esperança ainda que sabendo-a a mais remota, afinal por traz das perucas togas faixas, títulos não podemos negar que mora ali um ser humano por mais que nos esquecemos ou pior eles.

Que o poder Judiciário nos surpreenda. E que eu tenha seja obrigado a reconhecer o erro de cada uma das minhas palavras contra a boa-fé deles. Mas que isso seja feito não por prerrogativas autoritárias, mas de fato pelo Mérito deles no cumprimento da Justiça.

Sinceramente espero estar errado. Mas é preciso tentar para saber. E de qualquer forma, além de urgente, precisamos aproveitar o momento do PT e seus jagunços longe do poder, para tentar qualquer coisa neste sentido e levar esse debate para um outro nível, fora dessa farsa partidária-ideológica.

Veremos até onde vamos conseguir chegar. Nossa disposição era pública. agora é notória e oficial. Cabe aos outros mostrarem qual é a deles, a começar pela Ordem dos Advogados.

Não sei.

Um amigo, me disse que só essa minha simples forma de ser- digamos assim tão inconvenientemente afirmativa- fere por demais vaidades e suscetibilidades, e ao invés de abrir fechará qualquer porta.

Mas que portas abertas? E e que manual de etiqueta seria esse que precisamos lamber botas para sermos atendidos?

OK. Confesso, falta-me tato e me sobra ignorância. Mas não é sobre minhas boas maneiras, ou opiniões, que estamos falando, mas da garantia de direitos.

Enfim… Veremos. Já estamos formalmente aguardando e articulando.

Por isso obrigado de novo por seu apoio.

Abraços

Marcus

Written by

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store