BATEU O DESESPERO

Se você perguntasse até mesmo há um mês atrás para um norteamericano bem politizado e instruído, como eu fiz: “e aí Trump tem alguma chance de ganhar a Casa Branca?” Talvez ele te respondesse com a mesma convicção que ouvi: “Impossível, te asseguro completamente impossível.” Eu que já vi esse tipo de convicção antes tanto no tom quanto nas palavras em muitos lugares da Europa, como por exemplo na Inglaterra também meses antes do BREXIT, e até aqui por aqui entre amigos progressistas quando conversávamos sobre a impeachment da Dilma, me assustei.

Tendei traduzir um pouco dessa surpresa no próprio discurso no Forum Social Mundial.

As pessoas que se julgam inteligentes e humanistas simplesmente parecem supor que as demais não irão tomar decisões estupidas, apenas porque elas são claramente estupidas. Mas não é assim que a imbecilidade funciona. Ou para usar termos menos ofensivos a alienação. Sei disso porque militando tanto tempo na defesa de uma renda básica aplicada e urgente, sei que nem mesmos as pessoas que se julgam inteligentes e humanas agem com a inteligencia e humanidade que pregam, que dirá das demais… que impedimento ou incentivo há portanto para quem não o vê o mundo da mesma forma em simplesmente seguir os impulsos ou discursos mais imbecis ou até mesmo monstruosos? A policia do politicamente correto? Isso não adianta todos estamos fechados a nosso próprio horizontes de eventos se não somos verdadeiramente sensíveis ao outro. Ninguém escapa da imbecilidade e cegueira olhando eternamente para um espelho, ou umbigo. A alienação é um feitiço que só se quebra quando tomamos coragem e olhamos verdadeira para o outro para sentimos o que ele sente.

Tome o discurso alucinado da senhorinha, e me responda com sinceridade com jovens ou velhos você já não ouviu repetindo esse monte de aqui no Brasil:

Ou quem nunca ouviu esse tipo de discurso protecionista na boca dos piores caudilhos latinos que podem reduzir seus países a ditaduras e republicas de banana que a velha militância de esquerda nunca irá abandoná-los. não importa o que eles façam de desumano e estúpido:

Mas convenhamos há diferenças: Pequenas ditaduras latino americanas tem poder de fogo geralmente só para cagar na cabeça só do seu povo. Ou num vizinho aqui e outro acolá. Países desenvolvidos já conseguem cagar bem longe de onde comem. E superpotências cagam e fodem onde bem entendem… e ainda por cima põe a culpa nos cagados e fudidos .

Mas não é para falar isso que escrevi este texto. Mas para você ler a melhor explicação de porquê “Trump vai ganhar”… a de Michael Moore. Quem ainda não leu vale apena ler. Não há momento melhor.

No fundo não sei o quanto Moore realmente acredita nisto.

Mas o fato é que Trump domina como poucos a comunicação na nova sociedade de massas onde não existe mais 1 uma opinião pública hegemônica, mas muitas opiniões concorrentes disputando as vezes a fidelidade cega de quem eles conseguem encerrar em seus círculos.

Se o cálculo do establishment era portanto de que eles não precisam mais de nenhum preto-da-casa e podiam concorrer com um puro-sangue desde que Trump tivessem do outro lado, bancado o coelho. Eles erraram feio. Agora a disputa pelo maior poder armado do mundo agora está por um fio, ou melhor um debate.

E repito, mesmo que Trump perca, as feridas abertas não vão se fechar mais sozinhas.

Nem dentro dos EUA.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/09/governador-declara-estado-de-emergencia-em-charlotte-nos-eua.htm

Nem fora dele.

Os progressistas do norte da America se deram um xeque-mate muito similar ao dos Sul. Acreditaram em suas mentiras, e mentiram compulsivamente até perderem não só toda credibilidade, mas qualquer caráter verdadeiro ou presumido. Não adianta se maquiar ou abrir seus sorrisos falsos. Aos olhos do seu povo e do mundo eles não tem duas caras, eles já não tem cara nenhuma. São amorfos.

Image for post

Assim ao perderem terão no poder o mais imprevisível de todos os loucos que já “comandaram” seu império.

E mesmo se ganharem sua vitória será a maior vitoria de Pirro dos últimos tempos.

Ou alguém acha que os leitor de Trump sabe perder? Vai se conformar em perder a “SUA” America para esses malditas minorias que resolveram sair de casa para roubar seu sonho americano?

A pergunta não é portanto quantas guerras contra o mundo serão preciso para fazer as minorias e principalmente maiorias esquecer do que as espera de verdade em casa. A pergunta é: que guerra ainda resta capaz de nos fazer manter a todos nós os povos do mundo dormindo?

De um jeito ou de outro vamos acordar para nossa sina comum. Mas muita gente inocente ainda morrer sem nem saber como ou porquê.

Written by

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store