As Novas Esquerdas

Muito boa a sua crítica a nova esquerda. Talvez você já conheça, mas seu ensaio é uma boa oportunidade para apresentar a quem não conhece “a outra” nova esquerda, a libertária. Talvez não tão nova em idade. Mas bem mas nova que a leninista e afins nas ideias.

Ao ler o seu texto não pude deixar de lembram de “O Punho de Ferro por trás da Mão Invisível” uma obra de um dos maiores expoentes dessa esquerda: Kevin Carson Ⓐ.

Carson também usa o trabalho de Marx como referência (entre outras mais relevantes a sua obras) para a construção do seu pensamento extremamente original. Há outros escritos dele e outros representantes dessa nova corrente, escritos mais novos e mais velhos. Mas eu diria que essa obra já é um clássico dentro da Esquerda Libertária mesmo tendo apenas 16 anos da sua publicação.

Outro escrito que gostaria de mencionar segue abaixo e foi publicado pela think thank C4ss em Junho de 2014. Nele Carson busca definir o libertarismo de esquerda e um programa para o movimento:

Bem, uma coisa posso garantir essa é uma leitura que mesmo para quem não é de esquerda, nem libertário, com certeza não tem o cheiro de mofo e das velhas esquerdas e direitas, nem o cheiro de lixo reciclado das supostamente “novas”.

Uma boa leitura inclusive para quem pensa que só existe libertário de direita, ou confunde libertarianismo com ultraliberalismo neoconservador, uma corrente de pensamento que sem dúvida é de direita, mas não é nem nova nem muito menos libertária.

Mais uma vez parabéns pela seu ensaio. Acho que criticas como a sua são importantíssimas para abrir e arejar o debate.

Parabéns e obrigado.

Image for post
Image for post

Written by

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store