Ar fresco: uma visão a ser compartilhada sobre a Renda Básica

Image for post
Image for post

Quero compartilhar, uma excelente, visionária e empolgante analise das possibilidades de futuro para a renda básica universal no Brasil, feita por Sergio Storch na Rede Brasil da Renda Básica, é reta, direta e desafiadora:

“O desafio não é econômico, e sim de inteligência coletiva.”

“Acho que essa proposta pode dar sobrevida ao capitalismo, com redução do sofrimento de bilhões de pessoas no processo agônico que estamos vivendo. E, no Brasil, é o caminho para gerar demanda efetiva que ponha para girar o motor do crescimento, como alternativa ao suicídio que a visão estreita dos atuais dirigentes está nos impondo. Acho que a questão crucial é como financiar os recursos para isso, e para essa questão existem respostas: temos reservas cambiais, cuja conversão em moeda nacional é não-inflacionária, em vista da capacidade ociosa que temos hoje no sistema produtivo. Não aumentaria o déficit primário, e, ao contrário, o multiplicador keynesiano desse gasto aumentaria a arrecadação tributária. Pode ser a base de um novo pacto social, pela retomada do crescimento com inclusão social.

Acho que o grande desafio é vencer a surdez cognitiva da parte das elites que tem sensibilidade social, mas que aderiu ao consenso em torno do dogma do equilíbrio fiscal. O desafio não é econômico, e sim de inteligência coletiva.

A causa, por outro lado, tem apelo popular, e merece concentrar energia, na base do raio laser, por ter o potencial de unir o povão com a classe média, se esta entender que é um jogo ganha-ganha, por restituir as esperanças no futuro dos nossos filhos.”

Sergio Storch na Rede Brasil da Renda Básica — Facebook

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store