Ao vencedor as Batatas…

Tem mais monarquistas que corintianos no Brasil…

Para quem achou que meu escrito fala de outro pais, ou de uma outra época:

E isso é apoio de “Primeiro Turno”, bota um candidato monarquista, no Segundo com um Lula ou Bolsonaro e você vai ver qual seria o percentual de votos válidos dados para um partido da restauração “monarquista”… É o Brasil cheirando cola… E não sei o que é mais insano, 10% de monarquistas no Brasil, (um percentual maior que o apoio, a partidos que pregam outras formas de regime bem menos retrógrados e ultrapassados) ou a própria pesquisa que levanta esse tipo de questão.

Perguntar sobre democracia direta e renda básica, nem ferrando. É capaz deles colocarem os cultistas do capeta, dissidentes da Tradição, Família e Propriedade, que querem matar o “papa vermelho”, como possíveis candidatos, ou então a anexação do Brasil como Estados Unidos Americanos a lá Porto Rico, do que sequer ousar levantar qualquer questão que implique em empoderamento popular.

Reis e Ditaduras? Fazer o quê… mas democracia direta, e cidadania plena, jamais.” Pois é, como diria Machado de Assis, ao vencedor as Batatas…

“Poucos dias depois morreu… Não morreu súdito nem vencido. Antes de principiar a agonia, que foi curta, pôs a coroa na cabeça, — uma coroa que não era, ao menos, um chapéu velho ou uma bacia, onde os espectadores palpassem a ilusão. Não, senhor; ele pegou em nada, levantou nada e cingiu nada; só ele via a insígnia imperial, pesada de ouro, rútila de brilhantes e outras pedras preciosas. O esforço que fizera para erguer meio corpo não durou muito; o corpo caiu outra vez; o rosto conservou porventura uma expressão gloriosa. — Guardem a minha coroa, murmurou. Ao vencedor… A cara ficou séria, porque a morte é séria; dois minutos de agonia, um trejeito horrível, e estava assinada a abdicação.” — Quincas Borba, Machado de Assis

Written by

X-Textos: Não recomendado para menores de idade e adultos com baixa tolerância a contrariedade, críticas e decepções de expectativas. Contém spoilers da vida.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store